sábado, 21 de dezembro de 2013

piso e "alicerce"

Nesta etapa começamos por fazer uma vala no perímetro da estufa, com cerca de 12 a 15 centímetros de profundidade. Fizemos a vala com largueza suficiente, para poder ajeitar as tábuas de forma a termos um rectângulo perfeito e uma inclinação pouco acentuada.
Colocamos as tábuas, de cerca de 20 centímetros, a toda a volta, deixando cerca de 8 a 10 centímetros de fora. Como o terreno é inclinado fizemos os topos perfeitamente nivelados e as laterais a acompanhar o desnível.
Depois da tábua ter sido colocada no sitio correcto, foi fixada com algumas pedras e a compactação do terreno à sua volta.
O passo seguinte foi espetar sete estacas de cada lado, junto às tábuas pelo lado interior. Foram colocadas a 120 centímetros umas das outras. Estas estacas vão ser o encaixe dos tubos PVC da estrutura que suportam o plástico de cobertura.
Como temos uma área de cerca de 25 metros quadrados, foi necessário adquirir 2,5 metros cúbicos de brita, para colocar aproximadamente 10 centímetros em todo o chão da estufa.
Espalhamos a brita e nivelamos com o auxilio de uma régua e das tábuas anteriormente enterradas.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Imprevisto

A estufa terá 7,20 metros de comprimento e 3,50 de largura, vai albergar três bancadas com tubos para bioponia NFT (Nutrient Film Technique), ou pelo menos é isto que está previsto e esperamos que não haja muitas alterações ao projecto inicial.

Outras ocorrências aqui no quintal levaram a um pequeno atraso. Nada de muito grave, e além disso a nivelação do terreno veio incluída em jeito de moeda de troca pelo aborrecimento... E assim, onde outrora estava um monte de terra a estorvar, ficou agora um pequeno terreiro. Um pouco menos inclinado que no inicio dos trabalhos.

Entretanto fizemos as estruturas que vão suportar os tubos. E logo que possível, foram colocadas no devido sitio. Começamos pelos topos para obtermos o desnível correcto nos suportes intermédios. Chumbamos com cimento directamente nas covas previamente abertas.

Aqui já se vê a vala que se iniciou para o próximo passo: a colocação de uma tábua a toda a volta, o "alicerce" da estufa. Também servirá para segurar a cobertura.