Vamos ao que interessa: uma vez que as nossas plantinhas têm de ter um certo calibre para poderem estar nos vasos da bioponia, tivemos de fazer uma sementeira num pequeno berçário improvisado.
Estes tabuleiros com alvéolos foram a opção para semear o feijão rasteiro. Como se consegue colocar grão a grão em cada um dos compartimentos, pareceu a escolha mais acertada. Este tabuleiro está mergulhado em cerca de meio centímetro de água.
Para sementes mais pequenas, como é o caso do morangueiro e da alface, utilizamos tabuleiros sem alvéolos. Uma camada de mistura de terra e composto bastante rica, com cerca de 3 ou 4 centímetros, onde foram distribuídas, de forma tão homogénea quanto possível, as sementes destas duas espécies. Neste caso é necessário manter a terra húmida, temos utilizado um borrifador 2 ou 3 vezes ao dia dependendo da necessidade.
Numa das visitas à loja de jardinagem favorita (uma delas") encontrei este medidor de humidade e temperatura. Comprei-o apenas para satisfazer a minha curiosidade. Tenho o intuito de num futuro próximo evoluir para algo mais avançado de modo a evitar automaticamente grandes picos de temperatura... Na imagem marca cerca de 27ºC, mas o ponteiro já se aproximou dos 35ºC o que, em pleno Inverno, deixa antever um problema....