quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Bioponia?

Faço esta publicação para contextualizar a escolha da bioponia, termo que não tenho absoluta certeza de estar bem empregue.
Desmontando a palavra: BIO - biológico; PONIA - do grego trabalho, labuta... assim temos: trabalho realizado por seres vivos. E penso que isto resume o que eu pretendo na minha estufa,

pôr os bichinhos a 
trabalhar para mim ")

Na minha óptica, esta técnica deriva de outras duas, precursoras de várias outras técnicas com pequenas nuances, a ver:

  • HIDROPONIA, onde são adicionados nutrientes em pó na água que é levada às raízes das nossas plantas. Obriga a uma monitorização constante dos níveis de nutrientes e da acidez da água (PH). A grande vantagem deste método é a produtividade conseguida, no caso de se conseguir manter os níveis óptimos de nutrientes para cada espécie vegetal cultivada.
  • AQUAPONIA, que usa os resíduos fornecidos por peixes, e os restos da sua alimentação, para enriquecer a água que é levada até às raízes dos vegetais. Esta técnica implica o cuidado simultâneo com os peixes e as plantas em termos de qualidade de água. Todos os parâmetros devem ser tidos em conta para beneficiar tanto as espécies animais como as vegetais. Como vantagem temos a troca de nutrientes em pó por comida* para peixes, simplificando assim a intervenção humana. Tem ainda a possibilidade de criação de peixe para alimentação como produto paralelo.
    *comida: podem ser rações, comidas desidratadas ou vivas, e até, se os peixes forem herbívoros, espécies vegetais criadas no circuito de água do nosso sistema.
  • existem outras técnicas, e daí a minha confusão no termo mais correcto a utilizar ORGANOPONIA, VERMÍPONIA, HIDROPONIA ORGÂNICA, BIOPONIA, HIDROPONIA BIOLÓGICA....

Então o que é a BIOPONIA para mim? De modo simples, é um sistema hidropónico sem a introdução de nutrientes fabricados em laboratório, indo busca-los a caldas/sopas/chás de nutrientes. Estas soluções de nutrientes têm origem orgânica: desperdícios vegetais ou estes processados por vermicompostagem.
Como a composição destas soluções pode estar deficiente em alguns componentes, poderemos ter a necessidade de adicionar fertilizantes. Nesta eventualidade, serão apenas usados fertilizantes biológicos.

Posto isto, para mim, a BIOPONIA será o método mais biológico e sustentável para criar espécies vegetais, sem utilizar peixes e todas as implicações que isso pode acarretar.

fontes principais:

Sem comentários:

Enviar um comentário